Tem medo de pedir folgas na empresa? Millennials estão a adotar as “férias silenciosas”. Sabe o que são?

Um estudo recente mostra uma nova tendência dos Millennials que têm medo de pedir folgas nas suas empresas por medo de serem penalizados. Chamam-se “férias silenciosas”.

Executive Digest
Maio 26, 2024
10:30

Um estudo recente mostra uma nova tendência dos Millennials que têm medo de pedir folgas nas suas empresas por medo de serem penalizados. Chamam-se “férias silenciosas”.

Um número significativo de trabalhadores norte-americanos, especialmente os mais jovens, está a deixar de usufruir totalmente das suas férias remuneradas devido a pressões profissionais e receios em relação à perceção da sua dedicação ao trabalho.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Harris Poll com 1.170 trabalhadores, 78% dos entrevistados admitiram não usar todos os seus dias de folga. Esse fenómeno é mais pronunciado entre os profissionais mais jovens, incluindo os pertencentes à Geração Z e os Millennials.

Libby Rodney, diretora de estratégia da The Harris Poll, observou que muitos jovens trabalhadores evitam solicitar formalmente férias por medo de serem vistos como pouco produtivos. Esse receio leva-os a adotar o que tem sido chamado de “férias silenciosas”, onde tiram dias de folga sem informar os seus superiores.

Este comportamento é uma resposta à pressão para cumprir prazos e manter altos níveis de produtividade, uma realidade particularmente sentida pelos Millennials e pela Geração Z. Muitos desses trabalhadores recorrem a táticas como não notificar os seus superiores sobre as suas ausências, simular atividade em plataformas de trabalho movimentando o rato e programar mensagens fora do horário comercial para dar a impressão de que estão a trabalhar além do expediente.

Rodney descreve essa prática como parte de uma “cultura gigante de soluções alternativas”, na qual os Millennials procuram equilibrar as suas vidas pessoais e profissionais discretamente.

Para lidar com essa questão, os empregadores são incentivados a adotar medidas que comuniquem claramente os processos e expectativas em relação ao pedido de férias. Além disso, podem ser implementadas políticas que garantam que os funcionários tirem uma quantidade adequada de dias de folga.

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